Setor da agricultura é pauta em indicação do Vereador Clodoaldo

MORF


Durante a sessão ordinária que aconteceu na última segunda-feira, o Vereador Clodoaldo da Costa Crivelli fez uma indicação  ao Gestor Municipal Clóvis José do Nascimento para que seja realizado a instituição do Programa Municipal de Correção do Solo. A indicação tem como objetivo de apoiar o pequeno produtor na aquisição de calcário através da Prefeitura Municipal subsidiando o transporte gratuito.

De acordo com o Vereador Clodoaldo, a Secretaria de Agricultura e Pecuária possui um caminhão que pode fazer esse transporte gratuito, pois no sistema atual de compra de calcário o pequeno produtor não consegue adquirir uma pequena quantidade de calcário, pois o caminhão transporta um volume maior, tornando inviável o acesso ao agricultor familiar tendo que pagar o frete.

Clodoaldo Crivelli também solicitou a melhoria da infraestrutura da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária com estudo de viabilidade para ampliação do barracão agregando nas dependências uma oficina e lavador  para facilitar a manutenção dos tratores e implementos, em sua indicação colocou a importância de adquirir novos tratores e implementos agrícolas para atender os agricultores  com qualidade e eficiência.

“A manutenção dos maquinários e implementos agrícolas se faz necessário para aumentar o tempo de uso dos mesmos, acredito que o Gestor Municipal Clovis do Banco atenderá nossas indicações, pois são propostas que vão de encontro com os anseios de um importante setor para o nosso município, a agricultura”, destacou o Vereador Clodoaldo Crivelli.

Benefícios do calcário agrícola

Fonte: Allan Henrique Prates Crivelli - Engenheiro Agrônomo

O calcário é um aliado multifuncional da produtividade e sua aplicação aumenta a ação dos fertilizantes e impede que haja desperdício, sendo essencial para a recuperação de áreas degradadas.

Trás melhor desempenho na ação microbiana, melhora o sistema radicular das plantas protegendo das pragas e ventos.

Através do cálcio proporcionado pelo calcário, quando entra na composição das células das plantas, faz com que desfrutem dos nutrientes em maior quantidade e assim, quando ocorre a estiagem torna a planta mais resistente, ocasionando aumento da produtividade através da melhora no rendimento.

Mesmo com o baixo custo, o frete acaba tornando inacessível a aquisição do calcário para muitos pequenos agricultores.

Desta forma, temos um produto barato para a compra mas ao mesmo tempo com difícil acesso.

Assim, a indicação do Vereador Clodoaldo Crivelli, para que o frete na compra do calcário aos pequenos produtores da Agricultura Familiar seja custeado pelo município, se atendida pelo Poder Executivo, será um significativo alavanque para que os pequenos produtores tenham maior acesso a calagem (calcário). Lembrando que para a maior eficácia, terão que ter acompanhamento técnico e análise do solo.

Foto: Internet.