Natação no mar ganha cada vez mais adeptos em Niterói
Com sol ou tempo nublado, em toda manhã de aula eles estão lá. Começam a chegar por volta das 7h, uns perguntam se a água está gelada, outros verificam se o mar está agitado ou com sujeira. Logo põem suas toucas e óculos e mergulham para cerca de uma de braçadas sob orientação de professores. Eles formam as turmas que fazem natação no mar, uma atividade que aumentou em torno de 60% desde o início da pandemia de Covid-19 em 2020. A modalidade foi aprovada por niteroienses, e praias como Boa Viagem, Icaraí e Itaipu viraram piscinas sem bordas para os nadadores de plantão. O contato com a natureza, a observação de animais marinhos e paisagens de tirar o fôlego estão entre as justificativas de quem escolhe o mar para o esporte.
Fechado: Atividades esportivas do Caio Martins, em Niterói, estão paralisadas
Relembre: Niteroiense assume presidência da Federação de Canoa Havaiana do Rio
O professor de educação física Junior Dominguez dá aula no Projeto Cardume, na Boa Viagem. Ele diz que as aulas no mar começaram por volta dos anos 2000:
— A princípio era para militares, bombeiros salva-vidas, fuzileiros da Marinha e alguns triatletas. A modalidade foi se fortalecendo e tivemos um boom de pessoas comuns querendo praticar essa atividade.
Dominguez destaca a alegria dos alunos por estarem se conectando com a natureza:
— As pessoas entendem mais como ela funciona e percebem que fazem parte dela. Com isso, toda aula passa ser interessante e uma descoberta, a motivação é completamente diferente do aluno de piscina. Aprender a nadar no mar pode sim ter seus obstáculos. O aluno no início sente o balanço do mar, o que dificulta a estabilidade do corpo, mas a motivação por estar em um ambiente tão bonito e agradável torna o aluno consistente nas aulas, o que o faz superar todas essas dificuldades. Eles se transformam assim em nadadores fortes, muitas vezes melhores do que os que treinam em piscina.
FONTE: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2023/03/natacao-no-mar-ganha-cada-vez-mais-adeptos-em-niteroi.ghtml