29/09/2017 

Governo espera que 1 milhão de famílias se emancipem com o Plano Progredir

Agência Brasil

Agência Brasil

Com a meta de capacitar e emancipar financeiramente famílias beneficiárias do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, o governo federal lançou dia (26) o Plano Progredir.

A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Social é emancipar até um milhão de famílias nos próximos 2 anos.

O plano tem ações de capacitação, incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho e vai disponibilizar R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito para o público-alvo investir em pequenos negócios.

A ideia é que, com o tempo, os beneficiários possam ter meios de garantir ganhos e não dependam mais dos programas de transferência de renda e do Bolsa Família. O ministro do MDS, Osmar Terra, disse que o Progredir busca avançar para a inclusão produtiva.

"A proposta estava sendo apenas a da transferência de renda, mas as pessoas que estão no Bolsa Família querem e precisam progredir.

Não é perspectiva de vida de uma família achar que vai ficar vivendo do Bolsa Família para sempre, temos que oportunizar que essas famílias tenham uma renda melhor para si e suas famílias", disse Terra.

Ao discursar na cerimônia, o presidente Michel Temer reafirmou que o programa Bolsa Família não vai acabar.

Ele disse ter a expectativa de que, em um período entre 10 e 15 anos, os programas de transferência de renda não sejam mais necessários em função da melhora da situação da população.

"Tenho o sonho de que possamos vir comemorar a desnecessidade de qualquer benefício de natureza individual porque todos estarão empregados no nosso país", disse.

O Progredir funcionará de forma articulada entre parceiros públicos e privados. Na cerimônia de lançamento, o ministro informou que empresas parceiras vão reservar 10% das vagas de emprego ofertadas para o público do plano.

A adesão ao Progredir e uma eventual contratação com carteira assinada e aumento da renda não acarretará na exclusão imediata do Bolsa Família.

Segundo Osmar Terra, aqueles que alcançarem renda de até dois salários mínimos continuarão recebendo o benefício por pelo menos dois anos. Atualmente, 13,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família.

Ações do Programa

O Progredir tem três eixos que são qualificação profissional, intermediação de mão de obra e empreendedorismo.

Na qualificação profissional está prevista a criação de vagas em cursos de formação inicial ou continuada. Entre eles, cursos online de inclusão digital com foco nos jovens e oficinas de educação financeira para mais de 100 mil famílias. Serão ofertadas 1 milhão de vagas em cursos do Pronatec Oferta Voluntária.

O eixo intermediação de mão de obra prevê o cruzamento de currículos e de vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras, de forma regionalizada.

No empreendedorismo haverá oferta de R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito para as famílias do Cadastro Único investirem em pequenos negócios e ações de assistência técnica.

Esse recurso virá do depósito compulsório de bancos e outras instituições financeiras, recolhido pelo Banco Central.

Parcerias

Na cerimônia, discursaram representante da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e de outras associações de empregadores.

O presidente da Febraban, Murilo Portugal, disse que esse é um momento econômico adequado para o lançamento do programa.

"O Brasil já superou a recessão e os empregos e o crédito começam se recuperar. É um momento que deve ser aproveitado", disse.

Entre os ministérios envolvidos estão o do Desenvolvimento Social; do Trabalho; da Educação; de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e da Indústria e Comércio Exterior. Envolve também Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e o Banco Central.

Os interessados podem conferir as informações completas no www.mds.gov/progredir.






0 Comentários

REGRAS:
Os comentários feitos no Site são moderados. Seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Também não serão aceitos codinomes. O seu e-mail não será divulgado.

Comentários que não tenham relação clara com o conteúdo reportado, ou que tenham teor difamatório, calunioso, injurioso, de incitação à violência, que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica, que tenham característica de prática de spam, racista ou a qualquer ilegalidade, também serão vetados.

O Site não se responsabiliza pelos comentários dos leitores-internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às imposições acima.

PUBLICIDADE


ÚTIMAS NOTÍCIAS

Segunda, 11 de Dezembro de 2017

[Imagem: Youtube.com]
decadência »

Jornalista que fazia dupla ET e Rodolfo sobrevive de hortaliças


morre a atriz Eva Todor »

Com mais de 80 anos de carreira no teatro e na TV, morre a atriz Eva Todor


Terça, 5 de Dezembro de 2017

Tribunal alega não ter recursos para implantar o voto impresso em todas as urnas eletrônicasArquivo/Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom
Eleição de 2018 »

Eleição de 2018 terá somente 30 mil urnas eletrônicas com voto impresso


Pizza de liquidificador com frango e mussarela - Foto: Dupla Gourmet
Pizza de liquidificador »

Pizza de liquidificador com frango e mussarela


batata frita de microondas »

Aprenda a fazer batata frita de microondas


Terça, 28 de Novembro de 2017

bandeira vermelha é acionada quando é preciso ligar usinas termelétricas mais caras - Crédito: Divulgação
energia »

Bandeira tarifária vermelha é mantida em dezembro


Segunda, 27 de Novembro de 2017

Atleta desaparece »

Atleta desaparece durante prova do Ironman em Fortaleza



PUBLICIDADE