13/12/2019 

Um sonho, sonhado sozinho é apenas um sonho. Um sonho sonhado em conjunto é realidade

Rogerio

E de intensidade vivemos todos nós e por viver dessa forma vamos poluindo outras pessoas, outras vidas com aquilo que é bom e verdadeiro. E foi assim que a Escola Municipal Irene Linda Ziole Crivelli finalizou o Projeto Sabão Ecológico: Sustentabilidade, Economia e Geração de Renda, desenvolvido pelo alunos Marco Antonio, Fernanda Menezes e Caique Ventura com Orientação da Professora Aline Silva sob minha coorientação.

 

O referido projeto tinha por objetivo realizar no Residencial Dirceu Machado a observação, aplicação de questionário semiestruturado com o intuito de produzir dados sobre o consumo do óleo de cozinha e o modo de descarte do mesmo, afim de propor a coleta e reciclagem para a produção de sabão ecológico, depois a venda e aplicação do dinheiro na melhoria do bairro com os moradores.

 

O mesmo justificou-se diante da realidade vivenciada no município de Taquarussu – MS ao qual não dispõe de rede de saneamento básico tendo, portanto, seus rejeitos descartados em fossas sépticas ou até mesmo dispensados ao ar livre. Surge também após avaliar inúmeros exemplos de trabalhos socioeducativos que existem em nosso país.

 

O referido projeto justifica-se ainda tendo em vista a grande quantidade de matéria prima existente em nosso município, no caso, o óleo usado em frituras nas residências e comércios. Outro aspecto relevante, é o fato de que ainda não temos um programa de coleta efetivo e conscientizado por parte da população na coleta e descarte correto desse resíduo.

 

Por fim, outro motivo justificável é o fato do município ser 100% APA e ter um trabalho em inicio pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMAT com relação à reutilização desse poluente o que possibilita um trabalho conjunto e em parceria.

 

Primeiramente gostaríamos de agradecer a DEUS por nos manter firmes e serenos na caminhada, por nunca desistir de nós, por nos amar com amor terno, em segundo agradecer aos alunos e a professora que foram guerreiros e combateram o bom combate, agradecimentos aos moradores do bairro que aceitaram o desafio e somaram junto a escola para que esse sonho se tornasse real.

 

Créditos ao nosso Diretor Escolar Daniel Berto que acredita, apoia e vive junto conosco a intensidade e loucura de cada projeto, em seu nome estendo um obrigado a toda equipe da escola, a nossa Secretaria Luciana Alves pela mão estendida e amiga, a Secretaria Ludiamila Soares e toda sua equipe (internos do SEMAT, Reciclagem e Viveiro Municipal), peço licença a todos e faço publicamente um agradecimento especial ao Jairo Guagliano e Toninho assim como meu amigo e parceiro Emerson Thomazzine, sem a participação de vocês não aconteceria essa boniteza.

 

Agradecimentos a Secretaria de Obras e Viação Pública Erivaldo Andrade e CIA, Jardinagem Joãozinho e CIA, Limpeza Pública Marcelo e CIA entre tantos outros integrantes, aos doadores de flores nossa gratidão...

 

Por fim gostaria de agradecer ao homem que nunca diz não, ao companheiro que acredita e num sorriso desconfiado diz: pode fazer eu acredito em vocês, ao parceiro de conselhos e ao patrão que apoia e sonha junto com você. Somos todos  sonhadores, mas é preciso sonhar, acreditar, criticar e SE COLOCAR A SERVIÇO. Que possamos continuar a cultivar flores em nossos corações, que a ideia se espalhe por todos os cantos...GRATIDÃO A DEUS E A TODOS OS ENVOLVIDOS, OBRIGADO A TODOS OS PARCEIROS

 

"Sou o que sou pelo que nós somos" UBUNTU A TODOS




imagens





0 Comentários

REGRAS:
Os comentários feitos no Site são moderados. Seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Também não serão aceitos codinomes. O seu e-mail não será divulgado.

Comentários que não tenham relação clara com o conteúdo reportado, ou que tenham teor difamatório, calunioso, injurioso, de incitação à violência, que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica, que tenham característica de prática de spam, racista ou a qualquer ilegalidade, também serão vetados.

O Site não se responsabiliza pelos comentários dos leitores-internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às imposições acima.